segunda-feira, 4 de abril de 2011

Síntese do Texto “As concepções sobre a função do Tutor influenciam o processo Ensino-Aprendizagem em EaD?"

Formação continuada de Tutores – 29 de março de 2011.

Dando continuidade na Formação Continuada de Tutores no dia 29 de março de 2011, estivemos reunidos com os professores, tutores presenciais e tutores a distância para mais uma troca de experiência.

A segunda temática aberta para discussões foi o tema: O PAPEL DO TUTOR, o texto apresentado foi: “As concepções sobre a função do tutor influenciam o processo ensino-aprendizagem?”.

A Professora Fabiana fez abertura agradecendo a participação e dando boas vindas.
Depois passou a palavra as tutoras Valéria e Sandra.

A Educação a Distância apresenta uma série de peculiaridades. Os profissionais envolvidos no processo ensino-aprendizagem vêm tendo que se adequar rapidamente às novas propostas. O objetivo da apresentação era mostrar as concepções dos alunos em um curso na modalidade a distância, no que diz respeito ao papel dos tutores presenciais e a distância.

O texto fala sobre a função do Tutor a Distância e do Tutor Presencial, as concepções sobre a função do tutor influenciam o processo de ensino-aprendizagem em EaD? Sim ou Não? A resposta para essa pergunta de acordo com o autor é sim.

A função do Tutor (do latim protetor) precisa ser esclarecida neste momento em que a EaD necessita desde profissional para desenvolver seu trabalho. O tutor no passado era um fellow (companheiro) agregado a universidade, não era o responsável pelo ensino, era um conselheiro (PETERS, 2003). Acaba por se fazer uma associação da imagem do tutor àquela pessoa que dá assistência no estudo no sentido mais restrito. Segundo Litwin (2001) devemos ter em mente que tanto professor quanto tutor são responsáveis pelo bom ensino, a EaD fornece uma diversidade muito grande de suportes que ambos poderão utilizar, não apenas para dinamizar o curso, mas principalmente, para contribuir de forma marcante na evolução do processo ensino-aprendizagem. O papel do tutor é essencial, devemos vê-lo como uma “ponte móvel” entre o aluno, o curso e o professor, podemos sintetizar com a fórmula ensinar a aprender.

O Tutor tem que ter um bom ensino, profissional qualificado, será a ponto entre o aluno-professor. O Tutor tem como função estimular o aluno, ser um colaborador, questionar, motivar seus alunos, propor desafios.

O papel do tutor e a interação, autonomia, metodologia, mediação.

Os modelos de EaD, antigamente eram por correspondência; multimeios; e agora são as TIC's (Tecnologia de Informação e Comunicação). Os alunos ainda estão impregnados com modelo tradicional de ensino, temos um longo caminho a percorrer para nos adaptarmos ao modelo da EaD.

Elementos que compõe a EaD são as propostas pedagógicas; atividades avaliativa; estratégia de ensino; tempo; recursos; funcionamento das ferramentas de comunicação; presença do Professo/Tutor.

Observaram outros tipos de problema como a falta de acesso aos computadores e a dificuldade em lidar com as novas mídias.

Dentro das pesquisas foram mencionados e apresentados gráficos da visão do aluno quanto a importância do tutor presencial e o tutor a distância. A pesquisa foi realizada com a primeira turma do Curso de Pedagogia da UFRJ, em seus polos regionais Maracanã e Paracambi.

Para concluir, importante se faz compreender as funções dos tutores presenciais ou a distância, devemos considerar que eles desenvolvem a prática pedagógica respaldada nas propostas interativas das mais variadas mídias, onde interação e mediação, são quesitos fundamentais para o sucesso do processo.

Desta pesquisa resulta que a afetividade, a dificuldade em utilizar as mídias, o apego ao sistema tradicional de ensino e a falta de acesso aos computadores, principalmente em função do custo do equipamento e manutenção para o acesso a Internet, foram os fatores que indicaram a preferência pelo tutor presencial no curso a distância. Os alunos esperam compreender melhor o conteúdo com o auxílio do tutor apesar de desejarem, logo a seguir, autonomia e reflexão crítica, percebeu-se que os entrevistados estão se adaptando ao curso na modalidade a distância.


Rita de Cássia
Romeísa Soares

Tutoras a Distância